Tipos de tequila

Tipos de tequila: conheça as diferenças entre elas e algumas curiosidades

Ao longo dos anos, todos os tipos de tequila vêm dando sentido ao bordão mais utilizado pelo seu país de origem: “Caliente”. Não há pessoa que não queira experimentar essa incrível bebida, que ganhou o coração de milhares de pessoas ao redor do mundo.

E também seria impossível não trazer um texto especial para essa bebida aqui no blog. Por isso, vamos te apresentar algumas curiosidades incríveis, além de algumas variedades desta para você se informar.

Origem da Tequila

Originária do México, tem no significado de seu nome uma questão interessante. Tequila significa “montanha de fogo”, proveniente do nome do povo Tequilis que viviam na região de Tequila no México, habitando próximo de um vulcão.

A base de sua destilação é a planta Agave-Azul, cultivada com facilidade no solo mexicano, principalmente na Região de Tequila. Uma curiosidade bastante interessante é que essa planta é muito utilizada em substituição do açúcar, através de seu mel ou xarope.

Mas antes mesmo da sua utilização para fins de consumo, devido a sua resistência e robustez, era muito utilizada nas construções das primeiras casas dos nativos da região, servindo muitas vezes como telhado e forragem para paredes.

Apenas a partir do século XVI, com o advento de descendentes espanhóis na região, começaram a confecção da tequila. A partir desse momento, a região começou a prosperar, bem como a evolução da bebida que começou a desenvolver outros tipos de tequila.

Aproveitando, vamos agora apresentar os tipos de tequila e suas principais características.

Tipos de Tequila

Antes de apresentar os tipos, importante saber que existem duas subdivisões de tequilas: a Blended (consiste na fermentação do Agave com componentes da cana-de-açúcar) e a 100% Agave (feita dela pura, sem adição de qualquer outra planta).

Hoje, possuímos, principalmente, 5 tipos de tequila. A variedade delas se dá muito em função do tempo de amadurecimento e cor. Vamos a elas:

Tequila Branco

Muito famosa pelo filme Hollywoodiano protagonizado por Antonio Banderas “A Balada do Pistoleiro” e a música “Canción del Mariachi”, a Branco é um tipo de tequila que não passa por nenhum processo de amadurecimento.

Bebida de contraste transparente e teor alcoólico por volta de 40%. É uma tequila 100% Agave com sabor mais acentuado da planta, mas ao mesmo tempo é uma bebida suave e sedosa.

Tequila Reposado

Uma Tequila Blended, também com traços de sabor suave e aveludado, precisa de um tempo de maturação em barris entre 2 meses a um ano. Tem como grande característica sua cor dourada.

Quanto ao seu sabor, possui aroma fresco e cítrico de laranja e tangerina, além de notas amadeiradas e baunilha.

Tequila Añejo

Aqui temos mais um exemplar tipo de tequila de alto requinte. Ao contrário dos outros tipos, ele tem um tempo de maturação bem maior, sendo o período ideal em torno de três anos.

Um fato importante é que sua maturação deve ser realizada em barris de carvalho na quantidade máxima de 200 litros, a fim de ter uma maior estabilidade da pressão interna.

A sua cor predominante é o âmbar, um dourado mais escuro, voltado para o marrom. Seu sabor traz tonalidades mais suaves que as demais, com notas de chocolate e baunilha.

Tequila Jovem

Aqui a grande diferença em comparação a Tequila Branco é seu tempo de maturação, não podendo passar de 2 meses.

Outra diferença importante é a sua formação, pois sendo um Blended, traz adição de outros tipos de tequilas e essências na sua composição, o que a torna uma bebida extremamente agradável ao paladar, mas não tão marcante (forte) quanto as outras.

Tequila Extra Añejo

Ao contrário do seu irmão mais próximo, é uma tequila Blended que leva adição de corantes naturais em sua composição.

Além disso, precisa de uma maturação de no mínimo 3 anos em barris de carvalho, bem como ter em sua composição de, no mínimo, 51% de açúcar proveniente da Agave.

Essa bebida é sensacional, não é mesmo? Então, acesse o nosso catálogo online de tequilas, escolha a sua e receba no conforto da sua casa!


Publicado por:
Somos uma loja especializada em soluções para coquetelaria. Na WebBar, você encontra tudo para o seu bar, seja ele o seu negócio, local de trabalho, ou o seu espaço de descontração e lazer em casa, na hora de receber os amigos e familiares. Com mais de 500 produtos disponíveis, nosso portfólio vai de bebidas destiladas, vinhos e licores, a caixas de especiarias para preparar um delicioso gin tônica, passando por utensílios como: copos, taças, coqueteleiras, bailarinas e dosadores. Nossa missão é garantir que você possa ter uma experiência marcante e prazerosa ao preparar os seus drinks, em diferentes ambientes e ocasiões de consumo.