Saquê é a bebida mais famosa da Ásia e também a base para a inusitada saquerinha. Importante dizer, antes de mais nada, que a saquerinha tem origem brasileira, pois é uma mistura da nossa caipirinha e o saquê.
Apesar de ser uma bebida de presença, o saquê permite uma ampla combinação com frutas, pois elas dão o toque final e ainda amenizam a bebida japonesa.
Portanto, vamos trazer algumas curiosidades sobre essa bebida e algumas opções da saquerinha para você mesmo fazer. Segue conosco e aproveite todas essas informações.
História do saquê e como escolhê-lo
Apesar de ser muito conhecido na cultura japonesa, não se tem uma precisão quanto a sua origem, pois pode ter sido criado no Japão ou na China. No entanto, é uma bebida produzida e comercializada em ambos os países.
A base de sua composição não poderia ser outra que não o arroz, que é polido e fermentado, produzindo, assim, o saquê. O seu grau de refinamento se dá pela quantidade de impurezas presente no processo, quanto menos impurezas, maior o grau de refinamento do saquê.
O saquê só começou a ser produzido, no Japão pelo menos, com a implantação da indústria cervejeira no país. Era considerada uma bebida extremamente nobre, por isso, na maioria das vezes, era consumida apenas por nobres e imperadores.
Na China não foi diferente, no entanto com uma peculiaridade, ela era consumida quente, principalmente no inverno, para aquecer nobres e imperadores chineses, donos de grandes plantações de arroz.
A partir do descobrimento do consumo do produto quente, abriram-se as portas para o drink ser muito utilizado na culinária da região e está presente até hoje em alguns dos principais pratos consumidos no continente asiático.
Aproveitando o ensejo, nos dias de hoje, o saque pode ser comprado tanto para consumo como bebida, quanto para culinária. A grande diferença é que o saquê culinário é mais licoroso do que o outro.
Então atente-se, se for comprar para consumo como bebida, não compre o saquê com a inscrição “mirin” em sua embalagem.
Agora, vamos apresentar a saquerinha e algumas alternativas interessantes.
Saquerinha e suas variações
Tal qual a nossa cachaça e a vodka, o saque permite uma ampla variedade de combinações, mas vamos te apresentar primeiro a receita clássica para depois variá-la.
A base é sempre a mesma: 75 ml de saquê, gelo e uma colher de açúcar.
O que irá diferenciar e trazer sabor a sua saquerinha é a fruta que você irá utilizar. Mas, como escolher a fruta ideal?
A resposta é bem simples, pense no que ficaria bom em uma caipirinha e irá dar certo. Limão, morango, kiwi, maracujá, laranja, frutas vermelhas e abacaxi são as bebidas que mais combinam com o saquê e certamente irão cair muito bem.
Só um detalhe que merece muita atenção é quanto a utilização de frutas cítricas. Como o saquê é uma bebida com gosto bem acentuado, o cítrico pode amargar seu drink. Então, sempre dose a quantidade de fruta usada e prove antes de servir.
👉 Essa bebida é bem versátil, não é mesmo? Mas não é só ela não. Acompanhe o nosso blog, onde temos outras opções de drinks com outras bebidas muito interessantes.
👉 E para comprar saquês de qualidade, aproveite as promoções em nosso site, com entrega para todo o Brasil e entrega parcelada. 🙂
Se você é apaixonado por drinks e quer aprofundar seus conhecimentos no universo das bebidas, temos um convite especial: conheça nossos livros digitais temáticos disponíveis na Hotmart! Obras como A Jornada do Mojito e A Arte da Caipirinha trazem histórias, técnicas e receitas que vão transformar sua forma de preparar e servir coquetéis. Acesse agora e comece sua jornada no mundo dos drinks com quem entende do assunto!